quarta-feira, 25 de maio de 2011

Proibição das sacolas plásticas


Em São Paulo, desde 2007 existe a chamada Lei Cidade Limpa, que proíbe a colocação de anúncio publicitário no mobiliário urbano. Basicamente, proíbe outdoors, pinturas, etc. Na época muitos empresários que viviam disso tiveram que fechar seus negócios, uma decisão extremista com consequências indesejadas, como a perda de empregos. Agora outro projeto polêmico desponta na Câmara Municipal da maior cidade brasileira: o fim das sacolas plásticas.

Isso mesmo, aquelas sacolinhas de supermercado já tiveram sua extinsão decretada pela câmara, só falta a aprovação do prefeito da cidade. Vamos pensar em algumas consequências.

  • Empresas que trabalham exclusivamente com este tipo de embalagem vão ter que mudar seu produto ou fechar as portas, já que o Estado proibiu aquilo. Muitas pessoas irão perder seus empregos.
  • As pessoas na ida aos supermercados deverão levar aquelas sacolas de pano.
  • Na minha casa sempre foi lugar comum jogar lixo nas sacolas plásticas. No caso da proibição dessas sacolas teríamos que comprar sacos plásticos para tal função. Trocando A por B, ou pior, gastando ainda mais.

Somente com esses três pontos já é possível perceber que a Lei não será efetiva. A sacola plástica faz parte do nosso cotidiano e se pararem de distribuir nos supermercados, só irão criar um incômodo, que será a compra de sacos de lixo feitos do mesmo material, descartados da mesma maneira.
O blog Parem o Mundo comparou essa Lei coma ideia do “Caminho mais Fácil”, com toda razão. Os legisladores preferem proibir o uso das sacolas plásticas do que investir em políticas que eduquem o cidadão quanto ao descarte correto do lixo, vão pelo caminho mais fácil.

E assim segue o Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário